O projeto CERÂMICA - A ARTE EM QUATRO ELEMENTOS foi concebido com o intuito de estabelecer um processo de criação associado à troca de experiências e linguagens estéticas entre os índios Pataxó e o artista Paulo Souza. Por tratar-se de uma cultura oral, a origem da modelagem e da queima da cerâmica Pataxó na região da Costa do Descobrimento, na Bahia, está quase extinta. Este trabalho propõe-se a fazer uma pesquisa sobre as origens da cerâmica Pataxó buscando tanto informações junto aos anciãos da tribo quanto o desenvolvimento de um processo criativo com os jovens e adultos da comunidade indígena na Reserva Pataxó da Jaqueira. Uma inovação a partir da mistura da cultura ancestral com a influência artística contemporânea é o objetivo maior pretendido neste projeto. A troca de experiências possibilitará o surgimento de novas formas de trabalho com a argila de modo a possibilitar o surgimento de um artesanato alternativo, além da afirmação da identidade cultural Pataxó.
Serão beneficiados, inicialmente, 20 aprendizes multiplicadores de diversas faixas etárias, sendo que estes se comprometerão a repassar o conhecimento adquirido através dessa experiência para outros jovens da comunidade Pataxó, de forma a propagar a técnica e promover uma valorização cultural mais consciente e sustentável.
Os produtos resultantes dos processos envolvidos neste projeto - CERÂMICA - A ARTE EM QUATRO ELEMENTOS - serão apresentados à comunidade e ao publico numa exposição a ser realizada no final de abril, no Centro de Cultura de Porto Seguro.
Cabe acrescentar que o projeto recebeu o prêmio Interações Estéticas 2010, oferecido anualmente pela FUNARTE – Fundação Nacional de Artes - do Ministério da Cultura do Brasil.
Programação prevista:
- Quinta-feira (20/01), às 15:00 – Encontro para coleta de argila.
- Sexta-feira (21/01), às 17:00 – Awê Pataxó para abertura do projeto.
- As aulas se iniciarão em 31/01/2011.
O projeto terá a duração de 3 meses.
Acompanhem as noticias pelo blog rakupraluaprojetos.blogspot.
É justo o que me venho perguntando a algum tempo!será que trabalham com o barro no sul da Bahia?Estou indo passar um par de meses por esta costa e queria trabalhar o barro com as indias,fazer umas belas panelas.
ResponderExcluirPor favor Raku pra Lua pode me ajudar a encontrar quais reservas elas trabalham o barro?
obrigado