segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Novo secretário de Cultura do Estado vai ampliar transversalidade da Cultura


Mais de 350 pessoas entre representantes do setor cultural e do Governo assistem transmissão de cargo que aconteceu nesta segunda feira (24) no Palácio Rio Branco.


Representantes da classe artística de Salvador e do interior do estado, produtores culturais, conselheiros de Cultura, Pontos de Cultura do Estado e autoridades governamentais estiveram presentes na posse do secretário de Cultura do Estado, Albino Rubim. A transmissão do cargo ao novo secretário aconteceu na manhã desta segunda–feira (24) no Palácio Rio Branco.

Estiveram presentes os secretários da Educação, Osvaldo Barreto, e do Turismo, Domingos Leonelli; a reitora da Universidade Federal da Bahia, Dora Leal Rosa; o reitor da Universidade Federal do Recôncavo, Paulo Gabriel Nassif; a senadora Lídice da Mata; o deputado Estadual Zé Neto; o presidente do Desenbahia, Luiz Alberto Pititinga; a vereadora Olívia Santana, entre outros.

Em seu discurso de posse, Rubim definiu as prioridades nos principais eixos temáticos que vão continuar orientando a Secretaria, são elas: diálogo intercultural; institucionalidade cultural; territorialização da cultura; economia e financiamento da cultura e transversalidades da cultura. Outra prioridade dessa gestão é o comprometimento com a Lei Orgânica da Cultura; legislações culturais; Sistema e Plano Estadual de Cultura; Conferência Estadual de Cultura e renovação do Conselho Estadual de Cultura.

O secretário falou ainda sobre a transversalidade da cultura e sugeriu parceria com grupos e outras secretarias principalmente nas áreas de Educação e Turismo. “Quero trabalhar com todas as Secretarias, com ênfase em algumas delas. A educação é fundamental para dar um substrato que pode mudar inclusive o quadro cultural na Bahia”, explicou Rubim. Sobre a continuidade de governo, o secretário destaca a territorialização como um dos pontos fortes na gestão de Márcio Meirelles.

Para a presidente da Cooperativa Baiana de Teatro, Deusi Magalhães, a chegada de Rubim ao posto da SecultBA é vista como um ponto positivo para a cultura. “O governo é cíclico, embora Jaques Wagner continue no governo é normal essa alternância. A gestão de Meirelles avançou muito na cultura, com a criação desses territórios de identidade, que pensa o estado como um todo e isso aconteceu pela primeira vez na Bahia durante esses quatro anos. Porém, muitas coisas ainda não aconteceram como deveriam e é assim que recebemos Albino Rubim, a pensar em construir novas políticas públicas ouvindo a classe artística”, afirma.

Para o secretário municipal de Ilhéus, Maurício Corso, a Bahia continua avançando nas políticas culturais. “Só tenho coisas boas para falar da gestão de Márcio Meirelles, principalmente no que diz respeito à ampliação da cultura para o interior. Ao novo secretário desejo boas vindas e fico feliz em saber que ele irá ampliar ainda mais a área da cultura buscando novas parceiras”, afirmou.

No discurso emocionado de despedida, o diretor teatral Márcio Meirelles lembrou de sua posse e da criação da Secretaria de Cultura em 2007. No discurso, o ex-secretário agradeceu à equipe, ao governador Jaques Wagner e se colocou a disposição. “Em 2007 não houve uma transmissão de cargo, porque não existia a Secretaria de Cultura, que foi criada em 2007. Agora, na condição de artista, continuo à disposição para auxiliar a área cultural da Bahia no que for preciso”, encerrou Meirelles.

Albino Rubim - Formado em Comunicação pela Universidade Federal da Bahia e em Medicina pela Escola Baiana de Medicina, mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia, doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo e pós-doutor em Políticas Culturais pela Universidade de Buenos Aires e Universidade San Martin. Foi professor titular da Universidade Federal da Bahia; docente do Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade e do Programa de Artes Cênicas, ambos da UFBA; Ex-Diretor do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências da UFBA; Ex-Presidente do Conselho Estadual de Cultura da Bahia, Ex-Coordenador do Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura.

Foi diretor da Faculdade de Comunicação da UFBA, por três vezes; Presidente da Câmara de Extensão da UFBA; Presidente da Câmara de Comunicação, Cultura e Turismo da Fundação de Amparo à Pesquisa da Bahia; Secretário de Cultura da Associação dos Professores Universitários da Bahia, por duas vezes, e Presidente da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação.

Autor de artigos em periódicos nacionais e internacionais além de diversos livros sobre política cultural entre eles, “Políticas Culturais no Governo Lula”; “Políticas Culturais, Democracia e Conselhos de Cultura”; “Políticas Culturais na Bahia - Governo Jaques Wagner”; “Políticas Culturais na Ibero-América”; “Políticas Culturais no Brasil”, entre outros.


Assessoria de Comunicação - SecultBA
(71) 3103-3412 / 3103-3442
(71) 9983-5278 / 8151-0893
ascom@cultura.ba.gov.br
http://plugcultura.wordpress.com
http://www.flickr.com/photos/secultba/
http://twitter.com/SecultBA
http://www.cultura.ba.gov.br




Nenhum comentário:

Postar um comentário