sábado, 4 de setembro de 2010

Patrimônio Cultural e Turismo será tema de videoconferência


Dia 13 de setembro o público poderá participar de debate que conta com a participação dos secretários de cultura e turismo de Paraty e Cachoeira, do professor universitário Marcus Alban e do diretor do IPAC, Frederico Mendonça.

Patrimônio Cultural e Turismo será o tema do próximo debate da série de videoconferências que faz parte do Programa de Formação e Qualificação em Cultura, promovido pela Superintendência de Cultura da Secretaria de Cultura do Estado – SecultBA, em parceria com a Secretaria de Educação do Estado – SEC, através do Instituto Anísio Teixeira. Nesta edição que acontece no dia 13 de setembro, das 9h às 12h, o tema será discutido pelo pelo professor Adjunto da Escola de Administração da UFBa e membro do Núcleo de Estudos em Planejamento e Gestão em Cultura – NCTUR, Marcus Alban Suarez; pelo secretário de Turismo e Cultura do município de Paraty (RJ), Amaury Barbosa, pelo secretário de Cultura e Turismo do município de Cachoeira (BA), Lourival Trindade e pelo diretor do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia – IPAC, Frederico Mendonça.

“É imprescindível compreender a salvaguarda dos bens culturais como um compromisso conjunto e integrado dos poderes públicos federal, estadual, municipal e, também, da sociedade civil, e ao disseminar informações e debates como esses a SecultBA e SEC auxiliam essa conscientização”, assegura o diretor do Instituto do Patrimônio Artístico Cultural – IPAC, Frederico Mendonça.

O diretor do IPAC destaca ainda a ampliação contemporânea do conceito de patrimônio cultural para a natureza imaterial e arqueológica. “Para além dos bens edificados, o governo estadual está ampliando suas ações para a criação de um Circuito Arqueológico na Bahia, construindo com a participação dos municípios, UFBa e secretaria estadual do Meio Ambiente, realizando oficinas de educação patrimonial, encontros, seminários e fóruns, e o Encontro de Gestores Culturais que acontecerá dias 10 e 11 de setembro, em Morro do Chapéu que reunirá representantes de cinco territórios de identidade e 77 municípios”, finaliza.

As videoconferências têm como objetivo estimular e capacitar gestores e agentes culturais para a implantação dos Sistemas Municipais de Cultura. A transmissão é realizada pela Rede de Educação do Instituto Anísio Teixeira – IAT, de forma presencial, nas 33 salas das Delegacias Regionais de Ensino – DIREC’S. A parceria com a SEC se dá através do programa Rede Educação, que democratiza ações educacionais com soluções tecnológicas que promovem a Educação à Distância.

Estão disponíveis previamente em rede eletrônica, textos de Amaury Barbosa, Marcus Alban e Dau Queiroz que servirão de embasamento para os debates. Para ter acesso aos textos, basta clicar aqui e fazer o download dos textos.

Em Salvador é possível assistir a palestra presencialmente no auditório do IAT ou ainda na sala de videoconferência disponível na Universidade Católica do Salvador, localizada na Lapa.

Para quem se encontra no interior do Estado, as possibilidades de transmissão são as salas localizadas nas DIRECs nas cidades de Alagoinhas, Amargosa, Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Brumado, Caetité, Feira de Santana, Guanambi, Ibotirama, Ilhéus, Irecê, Itaberaba, Itabuna, Itapetinga, Jacobina, Jequié, Juazeiro, Macaúbas, Paulo Afonso, Piritiba, Ribeira do Pombal, Santo Amaro, Santo Antônio de Jesus, Seabra, Senhor do Bonfim, Serrinha, Teixeira de Freitas, Valença e Vitória da Conquista. Nesses espaços também haverá um interlocutor que garantirá a intervenção.

Para quem não puder acompanhar presencialmente a opção é acompanhar via internet no sitehttp://ead.sec.ba.gov.br/media observando que não haverá possibilidade de interação com os palestrantes, nem emissão de certificado de participação.

Serviço

O que: Videoconferência Patrimônio Cultural e Turismo.

Quando: 13 de setembro (segunda-feira), das 9h às 12h.

Onde:

- Auditório do Instituto Anísio Teixeira – IAT (Estrada da Muriçoca, s/n – Paralela)

- Sala de Transmissão da Universidade Católica do Salvador – (Campus da Lapa)

- nas DIREC´s do interior, clique aqui para ver as salas.

- Transmissão pela internet (http://ead.sec.ba.gov.br/media)

--------------------------------

Assessoria de Comunicação

Secretaria de Cultura do Estado da Bahia

(71) 3103-3016/ 3027/ 3026/ 9983-5278

ascom@cultura.ba.gov.br

http://twitter.com/SecultBA

http://www.flickr.com/photos/secultba/

http://plugcultura.wordpress.com

www.cultura.ba.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário