quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Funceb cadastra espaços culturais da Bahia até 30 de setembro

A Fundação Cultural do Estado (Funceb), unidade da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult), promove, até o dia 30 deste mês, o mapeamento dos espaços culturais do estado. A ação, que teve início em julho, faz parte do Sistema de Informações e Indicadores em Cultura (Siic), uma base de dados que estará na internet, alimentada pelos gestores da Cultura dos governos federal, estadual e municipal, e pela sociedade civil, instituições culturais públicas, privadas e de interesse público.

O Siic pretende suprir a lacuna de informações relacionadas à cultura e é composto por três eixos básicos - Cadastro, Gestão, e Estudos e Pesquisas. O primeiro visa construir, implantar e acompanhar o cadastramento de espaços culturais, indivíduos (artistas, produtores), grupos artísticos, instituições culturais, festas populares e patrimônio cultural.

A coleta de informações atualizadas da atividade cultural baiana subsidiará o planejamento e a implementação de políticas públicas condizentes com as reais necessidades da sociedade civil. Até o momento foram cadastrados 60 espaços de 37 cidades diferentes como Paulo Afonso, Ilhéus, Itapetinga, Belmonte, Porto Seguro, Baixa Grande, Lençóis, Feira de Santana, Alagoinhas, Itabuna e Luis Eduardo Magalhães, além da capital. A previsão é de que 200 centros sejam apresentados.

Para isso está sendo utilizado um formulário criado por meio de pesquisa realizada a partir do Censo de 1996/2006 e que vem sendo distribuído e divulgado nos Territórios de Identidade da Bahia com o apoio dos representantes territoriais. Eles também têm auxiliado os responsáveis pelos espaços no preenchimento.

A Secult já realizou o cadastramento das filarmônicas, fanfarras, grupos de culturas populares e de teatro de rua. Com o cadastramento é possível estabelecer políticas públicas específicas para cada setor com informações importantes, que dão base para a execução das ações.

O que é preciso fazer

Para se cadastrar nesta nova etapa, voltada a espaços culturais, um representante do local deve preencher o formulário disponível em sistema on line, pelo link http://u.nu/3cxte. O acesso à página pode também ser feito pelos sites da Funceb e da Secult.

São solicitadas informações básicas como nome, endereço, telefones, e-mails e responsáveis legais, além de dados a respeito da situação em que se encontra o espaço (em atividade, desativado, em construção, entre outros), existência de mantenedora e frequência de público.

O único pré-requisito é que o local funcione de fato como um ambiente de cultura. No caso de dúvidas, a Diretoria de Espaços Culturais da Funceb está à disposição para esclarecimentos pelo e-mail diretoria.espacos@funceb.ba.gov.br ou pelos telefones (71) 3116-6877/6879.


Nenhum comentário:

Postar um comentário