quarta-feira, 18 de agosto de 2010

CURSO GRATUITO DE QUALIFICAÇÃO PATRIMONIAL PARA JOVENS E ADULTOS


Os munícipes de Porto Seguro tem a oportunidade de conhecer de perto a História do Brasil. O Curso de Qualificação de Monitores do Parque Histórico Municipal do Descobrimento – PHMD (Cidade Histórica) tem o objetivo de ampliar a formação humana na área histórica, cultural e patrimonial. O Projeto foi contemplado no Edital de Apoio a Propostas de Formação Artística e/ou Qualificação Técnica na Área Museológica e Patrimonial, da Secretaria de Cultura, Edital 02/09.

Conta com o apoio financeiro do Governo do Estado, através das Secretarias da Fazenda, Cultura (SecultBA), Fundo de Cultura (Fcba), Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), além do apoio operacional da Prefeitura Municipal de Porto Seguro.

O curso é gratuito e será ministrado na Casa de Cultura Portuguesa, próxima a Rodoviária, totalizando uma carga horária de100 horas, divididas em 08 módulos, com direito a material didático (apostila), vale transporte e lanche.


O Curso de Qualificação de Monitores do Parque Histórico Municipal do Descobrimento – PHMD é uma nova forma de vê a História e a Cultura de nosso País, o BRASIL. A cada aula, a cada visita monitorada, uma descoberta.

No primeiro módulo, serão mostrados os Aspectos Geográficos da Costa do Descobrimento, a relação entre a natureza e a sociedade, com a localização e caracterização da região e seus aspectos socioeconômico, ambiental e sociocultural, relatando seus atrativos e potencialidades naturais.

O segundo enfocará a Arte Colonial Brasileira, descrevendo a arte religiosa e laica no período colonial.

O terceiro será sobre a Cultura e o Cotidiano no Brasil, reconhecendo que todos os povos produzem cultura e que cada um tem uma forma diferente de se expressar e aceitar a sua própria diversidade cultural.

Seguindo temos o quarto módulo, o das Manifestações Culturais Populares, que divulgará as expressões culturais de matriz popular, como danças, festas, música e religiosidade.
Turismo e Cultura, quinto módulo, mostrará os aspectos teóricos da relação existente entre a cultura e a indústria turística.

No sexto módulo, reflexões sobre a Educação Patrimonial como instrumento efetivo para a preservação do patrimônio histórico cultural.

Técnicas em História Oral representará o sétimo módulo, que traz a Memória e História de Vida como importantes recursos para o conhecimento acerca do processo de formação histórica das sociedades.

E, para concluir esse ciclo, Cultura, História e Arqueologia, oitavo módulo, que mostrará a relação entre cultura material e arqueologia.

O Curso será realizado de 20 de agosto a 09 de outubro. E, ao final da qualificação, atingindo a nota média, o aluno receberá a certificação. E, uma das exigências do Curso é que o interessado deva estar, no mínimo, cursando o último ano do Ensino Médio.

As inscrições serão realizadas na sede da Orquestra Sinfônica do Descobrimento, situada à Rua Gonçalo Coelho, nº 70, atrás do Colégio Frei Henrique. O prazo vai até o dia 13 de agosto ou até o preenchimento das 60 vagas gratuitas.

Mais informações: Rita Xavier, Proponente e Coordenadora Geral do Projeto, cursophmd@gmail.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário