sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Novo Portal da Secretaria de Cultura do Estado já está no ar

O site continua com o mesmo endereço www.cultura.ba.gov.br, porém mais moderno, com facilitadores para a navegação e novo layout. O portal contém informações sobre as diversas áreas de atuação da Secretaria e resumo de ações.

A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia – SecultBA reformulou seu site na web. O endereço continua o mesmo www.cultura.ba.gov.br, mas o novo portal vai atender melhor os usuários, concentrar informações gerais da Secretaria, além de convergir os conteúdos com as Redes Sociais.

“Estamos no século das redes e é muito importante que as tecnologias possam ser usadas em prol das políticas públicas. Nosso novo portal tem esta função. Hoje temos interlocução com os cidadãos através do Facebook, Orkut, Youtube, Twitter”, explica o secretário de Cultura, Márcio Meirelles. “Também vamos utilizar o portal para a consolidação do Sistema de Informação e Indicadores em Cultura já que uma das principais dificuldades para a implementação de políticas é termos dados imprecisos sobre os setores e segmentos culturais”, completa o secretário.

O site foi produzido na versão 3.0 do WordPress, uma plataforma semântica de vanguarda para publicação pessoal, com foco na estética, nos padrões Web e na usabilidade. A definição pela nova versão do WordPress é por ela ser bastante estável e mais forte como gerenciador de conteúdo, não mais apenas como gerenciador de blogs. Coordenado pelo gerente de mídias digitais da Ascom da SecultBA, o jornalista Luciano Matos, o desenvolvimento do portal foi realizado pela Tempo Propaganda e pela Gorila Comunicação Web, que desenvolveram mais de 5 plugins para atender as necessidades da Secretaria.

O novo portal traz as áreas de atuação da SecultBA divididas por linguagens: música, audiovisual, literatura, cinema, museus, etc com informações interligadas. O portal destaca os 26 territórios de identidade da Bahia com informações e contato dos representantes da Secretaria em todo o estado.

As formas de apoio promovidas pela Secretaria como o Fazcultura, Fundo de Cultura, linhas de crédito, também ganharam destaque com página própria, além de notícias relacionadas à determinada forma de apoio, arquivos para download, indicação de como inscrever projetos, perguntas frequentes, dentre outros. Também há um sistema dinâmico que disponibiliza na capa quais os editais estão abertos e os resultados divulgados.

Conteúdo – A proposta do novo portal é agregar todos os conteúdos das unidades vinculadas como a Fundação Cultural do Estado- FUNCEB, Fundação Pedro Calmon, Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural – IPAC e Instituto de Radiodifusão da Bahia – IRDEB, consolidando um projeto de reestruturação da comunicação da própria Secretaria. O novo portal da SecultBA recebe automaticamente as informações alimentadas por sites das unidades e subunidades vinculadas, como o Pelourinho Cultural (www.pelourinhocultural.ba.gov.br), o Escritório de Referência do Centro Antigo de Salvador (www.centroantigo.ba.gov.br) e Agenda Cultural da Funceb (www.agendacultural.ba.gov.br). Há ainda uma galeria de vídeos e outra de fotos que agregam o conteúdo dos espaços virtuais alimentados pela SecultBA no Youtube e no Flickr, com material audiovisual e fotografias.



-------------------------------------------------------

Assessoria de Comunicação

Secretaria de Cultura do Estado da Bahia

(71) 3103-3016/ 3027/ 3026/ 9983-5278

ascom@cultura.ba.gov.br

http://twitter.com/SecultBA

http://www.flickr.com/photos/secultba/

http://plugcultura.wordpress.com

www.cultura.ba.gov.br

Um comentário:

  1. Muito lindo o blog, informativo e ilustrado! Parabêns! Add o do Sertão do São Francisco Também bjosss

    ResponderExcluir