quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Dia Internacional da Animação (D.I.A.) é celebrado em centros culturais da FUNCEB


Com entrada gratuita, evento mundial apresenta mostras de curtas nacionais e internacionais


Em 28 de outubro, o mundo comemora o Dia Internacional da Animação, linguagem audiovisual que coloca desenhos, imagens e objetos inanimados em movimento. Para celebrar esta data, a Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), unidade da Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA), abre seus espaços culturais para o D.I.A. (Dia Internacional da Animação), maior evento internacional do gênero, que chega agora à sua sétima edição. No Brasil, o projeto exibe filmes em mostras simultâneas em mais de 400 cidades de todos os estados, numa realização da Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA – www.abca.org.br). Assim, às 19h30 desta quinta-feira, centros localizados na capital e no interior da Bahia vão sediar mostras gratuitas de curtas-metragens nacionais e internacionais.


Em Salvador, as exibições acontecem nos seguintes espaços da FUNCEB: Cine-Teatro Solar Boa Vista (Engenho Velho de Brotas), Casa da Música (Itapuã), Espaço Cultural Alagados e salas Walter da Silveira e Alexandre Robatto (Barris). Já no interior, nove centros de cultura do Estado exibem a programação do evento: João Gilberto (Juazeiro); ACM (Jequié), Camillo de Jesus Lima (Vitória da Conquista); Olívia Barradas (Valença), Teatro Dona Canô (Santo Amaro); Alagoinhas; Porto Seguro; Mutuípe e Guanambi. Outras cidades baianas também serão visitadas, em espaços diversos: Caatiba, Cachoeira, Caetité, Condeúba, Cruz das Almas, Eunápolis, Feira de Santana, Ilhéus, Itabuna, Lauro de Freitas, Lençóis, Maracás, Ouriçangas, Santa Maria da Vitória, Sapeaçu, Simões Filho e Teixeira de Freitas. Mais informações de locais e programação podem ser acessadas no site www.diadanimacao.com.br.


O objetivo principal do Dia Internacional da Animação é difundir o cinema de animação, atraindo novos públicos e proporcionando aos espectadores o acesso a essa arte cinematográfica. Tornando esta data uma referência histórica da animação mundial, o D.I.A. integra a sociedade brasileira e mais 30 países, como França, Estados Unidos, África do Sul, Canadá, Irã, Romênia, Coreia do Sul, Austrália e Camarões, que fazem intercâmbio de suas mostras.


Nesta edição, a Mostra Nacional apresenta 11 curtas, tais como “Tromba Trem – O Estrangeiro”, de Zé Brandão; “Como Comer um Elefante”, de Jansen Raveira; “Eu Queria Ser um Monstro”, de Marão; “Doce Ballet”, de Lina Fridman e Maira Fridman; e “Quando as Cores Somem”, de Luciano Lagares. Eles foram selecionados dentre 73 curtas-metragens em animação de vários estados brasileiros e serão exibidos em todas as cidades participantes no Brasil e nos 51 países membros da Associação Internacional do Filme de Animação (ASIFA).


Já na Mostra Internacional, composta por três filmes de Portugal, três do Egito, um dos Estados Unidos, um da Indonésia, um da África do Sul e um da Índia, destaque para “Pássaros”, de Filipe Abranches (Portugal); “Kensho”, de Daniel Kang (EUA); “Zsa Zsa Zsu”, de Tromarama (Indonésia); e “Hide & Seek”, de Sherif Abbas (Egito). Além disso, uma programação paralela apresenta filmes para o público infantil e também para deficientes visuais e auditivos.


Sobre o D.I.A.


O evento em comemoração ao Dia Internacional da Animação foi criado em 2002, pela Associação Internacional do Filme de Animação (ASIFA). A data rememora a primeira exibição pública de imagens animadas do mundo: em 28 de outubro de 1892, Émile Reynaud realizou a primeira projeção do seu teatro óptico no Museu Grevin, em Paris. O D.I.A. tem patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Cultural, através da Lei de Incentivo à Cultura da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura (MinC).


SERVIÇO

D.I.A. – Dia Internacional da Animação

Quando: 28 de outubro de 2010 (quinta-feira), às 19h30

Onde: Centros de Cultura da FUNCEB na capital e em nove cidades do interior e espaços diversos de mais 17 municípios baianos.

Quanto: Gratuito

Mais informações: www.diadanimacao.com.br


Imagens dos filmes da Mostra Nacional estão disponíveis aqui.

Imagens dos filmes da Mostra Internacional estão disponíveis aqui.


Paula Berbert Assessora de Comunicação Fundação Cultural do Estado da Bahia – FUNCEB 71 3116-6782 | 71 9127-7803 www.funceb.ba.gov.br | www.twitter.com/funceb www.agendacultural.ba.gov.br | www.twitter.com/agendacultbahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário