terça-feira, 19 de outubro de 2010

CURSO DE FORMAÇÃO E QUALIFICAÇÃO DE GESTORES CULTURAIS



UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E TECNOLOGIAS
CAMPUS XVIII – EUNÁPOLIS
CURSO DE FORMAÇÃO E QUALIFICAÇÃO DE GESTORES CULTURAIS (40 VAGAS)
CURSO DE EXTENSÃO - UNEB/PROEX/SECULT

- LOCAL DE REALIZAÇÃO:
EUNÁPOLIS/UNEB - CAMPUS XVIII

- PERÍODO DE DIVULGAÇÃO:
13 a 18 de outubro de 2010

- PERÍODO DE INSCRIÇÃO DOS CANDIDATOS:
19 a 22 de outubro de 2010 (EXCLUSIVO PARA GESTORES CULTURAIS)

- INÍCIO DOS CURSO:
23 de outubro de 2010

- TÉRMINO DO CURSO:
05 de dezembro de 2010

PÚBLICO ALVO
Gestores municipais de cultura;
Agentes culturais;
Outros profissionais interessados na área de cultura.

CARGA HORÁRIA
O curso terá uma carga horária de 120 horas, distribuída em 6 módulos, sendo vinte horas (20 horas) para cada módulo distribuídas de acordo com cada conteúdo do mesmo a ser desenvolvido na unidade gestora do curso (no caso, o Campus XVIII/Eunápolis da UNEB).

Considerando a importância dos módulos para a formação de agentes e gestores culturais do Estado da Bahia, consideramos três grandes eixos de norteamento para o curso, sendo eles: eixo reflexivo com 60 horas; o eixo informativo com quarenta horas (20 horas); e um eixo formativo com 40 horas (aspectos fundamentais para elaboração, criação e orientação dos projetos).

Os trabalhos finais serão enviados a Coordenação Geral do Curso na PROEX para apreciação e divulgação dos resultados, e, em seguida, encaminhados à SECULT para certificação. Os trabalhos poderão ser desenvolvidos nas áreas de bens culturais de natureza material e/ou imaterial, expressões artísticas, pensamento e memória, culturas digitais, audiovisual e radiodifusão, teatro, música, dança e cultura popular existentes nos territórios. Os relatórios finais devem ser entregues até o dia 30 de novembro de 2010.

CONTEÚDO TEMÁTICO DO CURSO

- EIXO I – REFLEXIVO = 60 HORAS
Módulo 1 - Cultura e tradição: conceitos usos e implicações para a sociedade contemporânea = 20 horas
Ementa: Cultura como indicador e diferenciador da identidade. Tradição, memória e mudança social. Delineamento da arte moderna e contemporânea brasileira: expressões artísticas na Bahia. Panorama da música brasileira: origens e influências. Folclore e folguedos populares na Bahia.
Módulo 2 – Gestão da cultura = 20 horas
Ementa: O papel das políticas públicas culturais como ação de transformação da sociedade. Cultura como vetor de desenvolvimento e como fator de integração e coesão social (Economia e cultura no marco das políticas de desenvolvimento).
Módulo 3 – Produção cultural = 20 horas
Ementa: Criação e execução de agendas culturais, espaços e eventos linkados às especificidades culturais locais e oportunidades (esferas pública e privada).

- EIXO II – INFORMATIVO = 20 HORAS
Módulo 4 – Financiamento da cultura
Ementa: Apresenta os programas de apoio à produção cultural: federal, estadual, municipal e iniciativa privada. Problematiza os mecanismos de financiamento do Estado e do Mercado. Discute os instrumentos de financiamento do universo cultural: Fundos Públicos, Isenção Fiscal, Editais públicos e privados, Patrocínios Diretos, Financiamentos Bancários, Fundos de investimentos, Capital de Risco, Marketing Cultural, Orçamentos.

- EIXO III – FORMATIVO = 40 HORAS
Módulo 5 – Aspectos fundamentais para elaboração, criação, orientação e apresentação de projetos culturais
Ementa: Como elaborar projetos culturais. Construindo justificativas, descrevendo metodologias de ação e definindo cronogramas. Apresentação de projetos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário