terça-feira, 22 de junho de 2010

Maior Moqueca do Mundo - Belmonte/BA


São mais de 700 quilos de peixes preparados em uma panela especial de 1,5 metro de diâmetro e 1 metro de profundidade. Mais de 2.000 pessoas poderão experimentar deste prato típico, sendo 500 crianças da rede pública de ensino de Belmonte, tornando a ação social e, é claro, bastante curiosa.

Para se ter uma ideia, além dos 700 quilos de peixe, são utilizados 65 litros de leite de coco, 15 litros de azeite de dendê, 12 litros de azeite, 12 quilos de alho, 70 quilos de cebola, entre outros ingredientes para “gente grande”.

Neguinho da Beija Flor na Maior Moqueca do Mundo

BELMONTE - Uma grande atração musical irá embalar a “Maior Moqueca do Mundo” em 2010. O sambista Neguinho da Beija-Flor confirmou sua presença e fará um grande show no dia 26 de junho, na Praça da Igreja Matriz, em Belmonte, localizada a 70 quilômetros de Porto Seguro. O evento integra as programações do 6º Festival Gastronômico da Costa do Descobrimento, que acontece de 16 a 30 de junho, nos municípios de Porto Seguro (Arraial D’Ajuda e Trancoso), Santa Cruz Cabrália e Belmonte.

Mas essa não é a única novidade da terceira edição da “Maior Moqueca do Mundo”. Neste ano, os moradores e turistas da bucólica cidade do extremo sul baiano poderão acompanhar os preparativos da limpeza dos mais de 700 quilos de peixe utilizados para produção da iguaria, na cerimônia do Limpa Peixe.

“Esticamos a programação e vamos ter quatro dias de festa, aproveitando o São João e a Copa do Mundo, com exibição de jogos, cerimônia do limpa peixe, shows e apresentações artísticas e culturais”, conta Guto Morais, da Congregabahia, empresa responsável pela execução do Festival Gastronômico.

Fonte: Secretaria de Turismo e Cultura de Belmonte/BA

Nenhum comentário:

Postar um comentário