terça-feira, 5 de abril de 2011

Divulgado resultado da 1ª etapa do Calendário de Apoio 2011

Mecanismo de apoio da FUNCEB/SecultBA selecionou 22 projetos para mais de 20 cidades nesta primeira fase de sua quarta edição

A Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), unidade da Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA), divulga resultado da 1ª etapa do Calendário de Apoio a Projetos Culturais 2011. Foram 22 selecionados que vão realizar atividades culturais a partir dos próximos meses de maio, junho e julho, em mais de 20 cidades baianas (Salvador, Bom Jesus dos Passos, Cachoeira, Conceição do Coité, Dário Meira, Euclides da Cunha, Feira de Santana, Itabuna, Itaparica, Itororó, Juazeiro, Monte Santo, Porto Seguro, Santo Amaro, São Félix, Saubara, Serrinha, Tanquinho, Teixeira de Freitas, Uauá, Vitória da Conquista e municípios da Bacia de Jacuípe). Os contemplados serão beneficiados com valores de até R$ 10 mil.

Abrindo a edição 2011, a quarta desde sua criação, oCalendário tem o objetivo de organizar as solicitações de apoio e a distribuição de recursos ao longo do ano, como um mecanismo de incentivo a projetos e atividades artístico-culturais de interesse público. São priorizadas propostas realizadas no interior do estado, desenvolvidas em áreas de maior risco social, relacionadas à capacitação e formação na área cultural ou direcionadas ao público infanto-juvenil.

Os 22 selecionados – que incluem projetos de artes visuais, dança, música, teatro, circo, audiovisual e transversais – foram escolhidos dentre um total de 232 inscritos, um recorde na história do Calendário de Apoio. Eles vão executar exposições, espetáculos, festivais, mostras e produções diversas, destacando atividades de formação que vão promover e fomentar a profissionalização e a economia da cultura em toda a Bahia.

Nas três edições passadas, entre os anos de 2008 e 2010, o Calendário apoiou 144 projetos, colaborando para a execução de eventos culturais, oficinas, festivais de vídeo, mostras, palestras, projetos de música, espetáculos de dança, espetáculos de teatro, produção de catálogos e revistas, dentre outras atividades, em mais de 30 cidades da Bahia. Além disso, financiou passagens aéreas para viagens de artistas a outros estados brasileiros e ao exterior.

DENTRE OS PROJETOS SELECIONADOS, ESTÁ O CIRCUITO COMPETITIVO DE TEATRO DO EXTREMO SUL, PROPOSTO PELA CIA DE TEATRO TEMAT DE TEIXEIRA DE FREITAS. O projeto engloba a realização de um festival com a participação de grupos de Teatro do Extremo Sul da Bahia, que serão selecionados por uma comissão técnica que escolherá nove projetos para a mostra competitiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário