terça-feira, 5 de abril de 2011

BTCA comemora 30 anos durante mês da dança com nova temporada


Companhia baiana completa três décadas em 1º de abril e inicia temporada comemorativa pelo interior da Bahia.

Abril é o Mês da Dança . A denominação acontece porque no dia 29 de abril comemora-se o Dia Internacional da Dança, instituído pela Unesco, em 1982, em celebração à data de nascimento do bailarino Jean-Georges Noverre (1727-1810), considerado o criador do balé moderno. Se este já seria um motivo para o Balé Teatro Castro Alves (BTCA)festejar, o mês se torna mais importante ainda porque no dia 1º de abril a companhia baiana completa 30 anos de fundada. E para comemorar, o BTCA programou nada menos do que sete apresentações em Salvador e no interior, dando início à sequência de viagens previstas para 2011.

A programação conta com duas coreografias elaboradas pela companhia no ano passado. No próprio dia 1º de abril, sexta-feira, o BTCA apresentou 1POR1PRAUM ,uma criação do diretor artístico do Balé, Jorge Vermelho, com supervisão coreográfica de Renata Melo, que foi apresentada no Jardim Suspenso do Teatro Castro Alves (TCA), com entrada gratuita.

Já no dia 5, terça-feira, será a vez do espetáculo A Quem Possa Interessar ser apresentado no Teatro SESC Pelourinho. A performance, criada pelo renomado coreógrafo Henrique Rodovalho, sob direção artística de Vermelho, acontece às 19h30, também com entrada franca.

No dia seguinte, 6 de abril, quarta-feira, o BTCA volta a apresentar1POR1PRAUM , desta vez na Arena SESC Pelourinho, a partir das 18 horas, e mais uma vez com acesso gratuito para o público.

Na sexta-feira, 8 de abril, será reapresentado A Quem Possa Interessar, só que neste dia o espetáculo acontece na Sala Principal do TCA, às 20 horas, com ingresso (inteira) a R$ 20.

Ainda no mês de abril, a companhia baiana apresenta esse mesmo espetáculo no município de Lauro de Freitas, no dia 12, terça-feira, às 19h30, no Cine Teatro Lauro de Freitas. E, em seguida, o BTCA viaja para Porto Seguro, no Sul da Bahia, onde faz duas apresentações. No dia 16, sábado, A Quem Possa Interessar é apresentado no Centro de Cultura de Porto Seguro, às 19 horas, e no domingo, 17, a companhia faz a performance 1POR1PRAUM , às 17 horas, na Praça São Brás, no distrito de Arraial d Ajuda. Nos dois municípios as apresentações serão gratuitas para o público.

OFICINAS – Como parte da programação em Porto Seguro, o BTCA ministrará quatro oficinas gratuitas no dia 16 de abril, sábado, às 9 horas, com os temas Dança Moderna, no Centro de Cultura de Porto Seguro; Balé Clássico, na Academia Dionée Alencar (Academia Elite); Dança Afro e Balé Clássico, as duas últimas na Academia do Mestre Railson, em Arraial d Ajuda. Inscrições e mais informações sobre as oficinas podem ser obtidas junto ao Centro de Cultura de Porto Seguro via (73) 3288-1388 ouculturaps@gmail.com.

MAIS INTERIOR Após a passagem por Lauro de Freitas e Porto Seguro, o Balé Teatro Castro Alves programou uma série de viagens pelo interior da Bahia. De maio a novembro, a companhia se apresentará em municípios como Vitória da Conquista, Jequié, Ilhéus, Alagoinhas, Camaçari, Santo Amaro, Valença, Feira de Santana, Juazeiro e Lençóis. Nos programas de algumas destas viagens, além das coreografias 1POR1PRAUM e A Quem Possa Interessar , também está previsto o espetáculo À Flor da Pele , criado pelo coreografo Ismael Ivo, um dos mais renomados profissionais da dança em todo o mundo, sob direção artística de Jorge Vermelho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário