quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Exposição do Grupo Pangéia no Centro de Cultura de Porto Seguro



O Grupo Pangéia surgiu da iniciativa de 5 artistas plásticos, já reunidos pela admiração e amizade, interessados em dividir um mesmo espaço de criação e de trocar experiências, criando oportunidades de exposição de seus trabalhos e de estudos que propiciem o aperfeiçoamento no exercício das artes plásticas.


O atelier fica na Pedra de Guaratiba no Rio de Janeiro, lugar de produção artística e de exposição permanente das obras. Diante do trabalho coletivo para o desenvolvimento do grupo, e com o amadurecimento das propostas de levar as produções individuais a centros de cultura, galeria e museus, surge também a oportunidade de discussões teóricas que envolvam a arte contemporânea, conseguindo assim ampliar os horizontes no intercâmbio com diferentes grupos dentro e fora do país.

O reconhecimento da diversidade de fontes de criação impulsiona e enriquece o Grupo Pangéia, que expande suas iniciativas ao convidar outros artistas para comporem os projetos de exposição, como as artistas plásticas: Jo Iocken e Teresa Stengel.

O Grupo vai expor cerca de 35 obras, que estarão à venda - telas, gravuras e objetos - em Porto Seguro de 27 de janeiro a 18 de fevereiro de 2011.

27 de janeiro às 19h – Vernissage: Abertura com coquetel
28 de janeiro às 17h - Palestra sobre Arte Moderna e Contemporânea (c/ certificado de participação)
29 Jan. a 18 de Fev. visitação.

“Escolhemos fazer a nossa primeira exposição de 2011 em Porto Seguro devido à movimentação turística e a alegria contagiante que a cidade tem nesta época do ano. Fomos muito bem recebidas pelo Centro Cultural e gostamos da proposta de Miriam de proporcionarmos aos interessados por arte, uma palestra sobre Modernidade e Arte Contemporânea.”, explicou Marcia Rommes.

A exposição no Centro de Cultura de Porto Seguro (tel. 73 3288-1388), permitirá ao público desta cidade conhecer as obras dos artistas e a diversidade de estilos e técnicas que integram o “Espaço Livre Pangéia” e uma palestra do resultado dos nossos estudos sobre ARTE MODERNA e CONTEMPORÂNEA, propiciando o reconhecimento do contexto histórico do surgimento da Arte Moderna, e as questões que materializam o surgimento da Arte Contemporânea, que perpassam a criação e a inserção do artista na atualidade, devidamente embasados por uma bibliografia nacional e internacional.

NEIDE RECHE – Sua pintura abstrata, em traços firmes e cores fortes, resultam num trabalho consistente e vibrante. Suas obras já foram expostas na Inglaterra, Portugal e Canadá e fez mais de trinta exposições no Brasil.

YARA RANGEL – após trabalhar como administradora, foi fazer o que realmente gostava e formou-se em Belas Artes. Seu atual momento de tranquilidade esta refletido em sua obra e a inspira a contemplar a natureza. Participou como organizadora e artista de diversa exposições dentro e fora do pais.

MARCIA ROMMES – Pós-Graduada em Teoria Psicanalítica e Arteterapia em Educação e Saúde. Faz trabalhos em cerâmica, gravura em metal e em pintura. Todas essa linguagens se complementam e se apresentam em suas obras. No momento participa de exposição de gravuras no Museu da Republica do RJ.

GRASIELE FERNASKI – Acaba de lançar o livro “A Cara do Brasil” como autora e ilustradora. Suas obras demonstram a busca por novas técnicas em conjunção com a contemporaneidade. Inúmeras possibilidades interagem em cores fortes e vibrantes juntamente com padronagens de tecidos e pintura, criando uma poética onde o diálogo de técnicas se reúnem em grande harmonia.

MIRO – Valdemir Pereira da Silva fez fotografia artística e xilogravura paralelamente à carreira em administração de empresas. Mistura elementos naturais à tinta acrílica em suas telas, o que resulta num trabalho com formas, relevos e cores. Já expôs em Londres e Portugal. Em 2008, decide participar da criação do Espaço Livre Pangéia.

Artistas Convidados:

JO IOCKEN – Carioca, formada em Letras, pinta e borda com tinta acrílica, aquarela estopa e fogo. Na cerâmica busca o “eu” do jarro. Variáveis e surpreendentes formas alcançam a plenitude do seu amor artístico.

TERESA STENGEL - nasceu em Buenos Aires, Argentina, realizou seus estudos de artes na Escuela Nacional de Bellas Artes Prilidiano Pueyrredón e na Universidad Nacional de Rosario. Fez seu aperfeiçoamento na Argentina e continua seu trabalho como gravadora no Rio de Janeiro. Esteve presente em mostras individuais e coletivas, tanto no Brasil quanto na Argentina. Seus trabalhos fazem parte de coleções privadas na Suíça, Inglaterra, Argentina e Brasil.

Próxima exposições do Grupo Pangéia para 2011 – Frankfurt, Alemanha, em Fevereiro de 2011; Galeria Kunst , Petrópolis – RJ em abril de 2011.

Mais Info: Centro de Cultura de Porto Seguro – 73 3288-1388
Márcia Rommes 21- 9319-5817 e-mail: mmrommes@yahoo.com.br
Miro 21 9989-2039 / 2494-8079 miro@rjnet.com.br
Grasiele Fernasky 21- 99202400 fernandes.grasiele@yahoo.com.br

SITE: www.pangeia.art.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário