quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Orquestra de Câmara do NEOJIBA realiza turnê no Extremo Sul da Bahia



O NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) retoma a agenda de atividades com uma série especial de concertos. Cerca de 40 músicos, que compõem a Orquestra de Câmara do NEOJIBA, partirão para uma turnê na Costa do Descobrimento, no extremo sul do estado. Entre os dias 22 e 26 de fevereiro, a Orquestra participa de oficinas e apresentações em Porto Seguro, Arraial D´Ajuda e Trancoso, como parte das ações que contemplam o projeto de interiorização do programa. O objetivo é fortalecer os laços com projetos musicais do extremo sul baiano, tais como o Instituto SHC (Instituto Sérgio Habib Corporate), a Orquestra Sinfônica do Descobrimento e o Instituto Amigos de Santo André (IASA).

Na primeira parada, no dia 23, os membros do NEOJIBA e alunos do projeto Ambiente Musical, do Instituto Amigos de Santo Andre, terão uma tarde de intercâmbio musical. Instrumentistas e instrutores do NEOJIBA realizarão oficinas e ministrarão aulas, compartilhando suas experiências no universo da música de orquestra com os integrantes do Instituto. “Para os alunos do projeto é uma verdadeira lição de vida o convívio com músicos que já percorreram caminhos em que eles estão apenas começando. A noção que eles têm hoje, de que é preciso trabalhar a vontade e o esforço, deve-se muito a essa aproximação. A constatação de que “é possível” tornar-se músico – profissionalmente falando – é o maior dos incentivos”, declara Nena Gama, coordenadora geral do IASA.

No segundo dia de incursão no extremo sul do estado será a vez dos músicos do projeto Orquestra Sinfônica do Descobrimento, de Porto Seguro, receberem os integrantes do NEOJIBA para uma programação de oficinas e aulas. Ao final do dia, a partir das 20h, a comunidade de Arraial D´Ajuda irá prestigiar um concerto ao ar livre, em frente à Igreja Nossa Senhora d’Ajuda. No repertório, o público irá acompanhar a execução de peças de compositores como o austríaco Gustav Mahler (1850 – 1911), o italiano Antonio Lucio Vivaldi (1678 -1741) e o alemão Ludwig van Beethoven (1770 – 1827).

Em Trancoso, no dia 26, a Orquestra participa da inauguração do Centro Educacional ISHC (Instituto Sérgio Habib Corporate). A escola tem uma proposta pioneira de oferecer ensino de alta qualidade a crianças e jovens locais, com mensalidade simbólica de R$ 5,70. Em parceria com o NEOJIBA, a escola oferecerá educação musical no currículo escolar dos estudantes. “Como um braço artístico pedagógico no sul do estado, o NEOJIBA vai participar da capacitação e acompanhamento dos monitores de música na escola. Será um grande privilégio para nós, já que nosso objetivo é estar cada vez mais presente no interior do estado”, explica o maestro Ricardo Castro.

***********
Sobre o Neojibá
Criado em 2007 como um dos programas prioritários do Governo do Estado da Bahia, desenvolvido através da Secretaria de Cultura (Secult), o NEOJIBA tem por objetivo alcançar a excelência e a integração social por meio da prática coletiva da música. Para isso tem como foco a construção ética e pedagógica da infância e da juventude, mediante a instrução e a prática orquestral, capacitação em ensino musical e a reparação de instrumentos musicais. Além de ser uma iniciativa de cunho artístico-cultural, o Neojibá é uma importante ação de formação e capacitação de crianças e adolescentes, com foco na transmissão e multiplicação do conhecimento e na integração social.

TURNÊ NA COSTA DO DESCOBRIMENTO
- 24/02 - 20h: Igreja Nossa Sra. da Ajuda (Arraial D’Ajuda)
- 25/02 – 20h: Centro de Cultura (Porto Seguro)
- 26/02 - 19h: Ginásio do Centro Educacional Instituto SHC (Trancoso)

Nenhum comentário:

Postar um comentário