domingo, 21 de novembro de 2010

Diversidade Cultural // Videoconferência dia 22 de novembro




Coordenadora de Cultura da Unesco no Brasil participa de videoconferencia no dia 22/11 sobre Diversidade Cultural

Secretaria de Cultura do Estado da Bahia promove mais uma videoconferência que será transmitida em todo o estado pela Rede de Educação do Instituto Anísio Teixeira.

Em 2004 a UNESCO aprovou documento para proteção e promoção da diversidade das expressões culturais. O documento colocou lado a lado um vasto espectro de países, díspares não apenas culturalmente, como também econômica e politicamente. No âmbito geral da publicação, entende-se, portanto, que a diversidade é um patrimônio comum da humanidade, seus bens e serviços culturais são portadores de valor e sentido. Por tudo isso, os países são soberanos para definir mecanismos para protegê-los e promovê-los.

A Coordenadora de Cultura da UNESCO, Jurema Machado, irá debater as propostas da UNESCO e suas funções na Videoconferência que acontece na segunda, 22/11, das 9h às 12h e será transmitida pela Rede Anísio Teixeira (confira aqui os locais de transmissão).

Jurema indica que ainda é difícil formular hipóteses sobre os impactos que já foram causados, desde a assinatura do documento. “No entanto, é provável que este documento continue sendo uma referência ética que inspira e dá suporte aos países para fortalecer sua produção cultural e adotar medidas compatíveis nas relações comerciais que envolvam esses bens. A diversidade assumida como direito e as suas relações com os demais campos do desenvolvimento humano e social vem sendo objeto de uma produção crescente de novas políticas, programas e ações, tanto internamente a UNESCO, quanto aos países”, afirma.

Além da coordenadora de Cultura da Unesco no Brasil, o debate contará com a presença de Leandro Colling, professor do Programa Multidisciplinar de Pós-graduação em Cultura e Sociedade da Universidade Federal da Bahia - UFBA, e do cineasta Antonio Olavo.

Três áreas ganham grandes amplitudes no debate sobre a diversidade na Bahia: as questões de raça, gênero e sexualidade. Nesse contexto o professor Colling irá debater sobre o tema, dando destaque principalmente as questões de gênero e sexualidade. Colling é um dos responsáveis pelo evento Stonewall 40 + o que no Brasil? que discutiu neste ano o movimento LGBT, os estudos acadêmicos sobre a temática e as políticas públicas e identitárias desenvolvidas no Brasil após o marco histórico que deu origem ao Dia Mundial do Orgulho LGBT, em 28 de junho de 1969.

Já o foco do cineasta Antonio Olavo são as questões de raça. Ele é responsável pelo filme documentário “Quilombos na Bahia”, lançado em 2004. Junto com sua equipe ele percorreu 12 mil km em 90 dias, filmando 69 comunidades negras em todo estado. Durante a distribuição do filme, o cineasta difundiu também o Mapa dos Quilombos da Bahia e um Manual Pedagógico, como doação para mais de 4 mil escolas públicas do Ensino Fundamental (5ª a 8ª série) e Médio da Bahia, atingindo em um primeiro momento mais de 2 milhões estudantes.

“No geral, o conhecimento que se tem sobre Quilombos é basicamente histórico, havendo ainda poucos estudos com caráter antropológico e etnográfico. Diante da grande carência de informações atuais sobre o tema, este documentário surge como um instrumento que busca contribuir com a valorização da memória negra da Bahia”, afirma Olavo.

Os textos bases dos palestrantes já estão disponíveis e para conferir clique aqui. “Nós escolhemos três pessoas que desenvolvem experiências focadas na diversidade cultural para poder ampliar essas discussões com a sociedade”, afirma a coordenadora de cursos da Superintendência de Desenvolvimento Cultural da SecultBA, Eliana Almeida.

Serviço

A Secretaria de Cultura do Estado – SecultBA em parceria com a Rede de Educação do Instituto Anísio Teixeira – IAT, promove a Videoconferência com tema Diversidade Cultural, a ser realizada no próximo dia 22/11 (segunda feira), das 9h às 12h. A transmissão é realizada de forma presencial nas 33 salas das Delegacias Regionais de Ensino – DIREC’S (vide anexo) ou através da internet no site:http://ead.sec.ba.gov.br/media onde qualquer pessoa poderá ter acesso.

O Quê: Videoconferência sobre Diversidade Cultural

Quando: 22/11 – das 9h às 12h.

Onde: em uma das 33 salas das Delegacias Regionais de Ensino – DIREC’S (vide anexo) ou através da internet no site:http://ead.sec.ba.gov.br/media

Gratuito

-------------------------------------------------------

Assessoria de Comunicação

Secretaria de Cultura do Estado da Bahia

(71) 3103-3016/ 3027/ 3026/ 9983-5278

ascom@cultura.ba.gov.br

http://twitter.com/SecultBA

http://www.flickr.com/photos/secultba/

http://plugcultura.wordpress.com

www.cultura.ba.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário