terça-feira, 23 de novembro de 2010

Inscrições abertas: Seminário de economia do audiovisual

Seminário discute economia do audiovisual

Com realização da Secretaria de Cultura do Estado e Sebrae, Seminário, que acontece nos dias 30 de novembro e 1 de dezembro, discute economia do setor na Bahia. Durante o evento, produtores e realizadores podem participar de workshops. Inscrições são limitadas e selecionados serão divulgados até sexta-feira (26).

Produtores e realizadores em audiovisual têm até o dia 26/11 para se inscrever no seminário e em um dos workshops oferecidos pelo “Seminário Economia do Audiovisual – Cultura da Convergência e Sustentabilidade”que acontece entre nos dias 30 de novembro e 01 de dezembro, no auditório do Sebrae, na Av. Carlos Gomes, Centro Antigo de Salvador.

O Seminário, realizado pela Secretaria de Cultura do Estado - SecultBA e Sebrae, contará com a participação de especialistas no setor, além de representantes do Ministério da Cutura e Ancine. Na ocasião será assinado um convênio com a Ancine que vai possibilitar a captação de R$ 11 milhões em recursos para a produção do audiovisual baiano a partir de 2011.

Os workshops oferecidos são Fundo Setorial Audiovisual - Produção, orientado por Vinícius Clay Gomes, coordenador de desenvolvimento de mercado da ANCINE e Fundo Setorial Audiovisual - Programa Cinema perto de você / Projeto Cinema da cidade, promovido por Felipe Rodrigues Dias Vogas, superintendente de desenvolvimento econômico da Ancine.

Para o diretor de Economia da Cultura da SecultBA, Luciano Damasceno, “os dois workshops são importantes para que os agentes produtivos do audiovisual baiano dos elos da produção, difusão e da política e regulação que fazem parte da Rede Audiovisual, tomem conhecimento das modalidades de apoio do Fundo Setorial Audiovisual, mecanismo de fomento da ANCINE, que serão apresentados durante os cursos”, afirma.

Para realizar as incrições tanto no seminário como nos workshops basta acessar o site www.cultura.ba.gov.br/economiadoaudiovisual, baixar o arquivo e enviar para o e-mail economiadoaudiovisual@gmail.com. O seminário contará com 150 vagas e para cada workshop são oferecidas 25 vagas. Vale ressaltar que para o workshopPrograma Cinema perto de você / Projeto Cinema da cidade é preciso que o inscrito seja representante de uma das prefeituras dos municípios com mais de 20 mil e menos de 100 mil habitantes, que não tenham salas de cinema. Clique aqui para conferir lista dos municípios baianos aptos a participar da oficina. As inscrições para o curso de Produção deverão ser feitas por representantes de produtoras audiovisuais.

Serviço

O quê: Seminário Economia do Audiovisual – Cultura da Convergência e Sustentabilidade
Quando: 30/11 e 01/12
Onde: Auditório do Sebrae
Horário: 8h30 as 19h (terça) e 9h às 12h (quarta).
Mais informações, programação e inscrições: www.cultura.ba.gov.br/economiadoaudiovisual
Gratuito

-------------------------------------------------------
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Cultura do Estado da Bahia
(71) 3103-3016/ 3027/ 3026/ 9983-5278
ascom@cultura.ba.gov.br
http://twitter.com/SecultBA
http://www.flickr.com/photos/secultba
http://plugcultura.wordpress.com
www.cultura.ba.gov.br

domingo, 21 de novembro de 2010

Diversidade Cultural // Videoconferência dia 22 de novembro




Coordenadora de Cultura da Unesco no Brasil participa de videoconferencia no dia 22/11 sobre Diversidade Cultural

Secretaria de Cultura do Estado da Bahia promove mais uma videoconferência que será transmitida em todo o estado pela Rede de Educação do Instituto Anísio Teixeira.

Em 2004 a UNESCO aprovou documento para proteção e promoção da diversidade das expressões culturais. O documento colocou lado a lado um vasto espectro de países, díspares não apenas culturalmente, como também econômica e politicamente. No âmbito geral da publicação, entende-se, portanto, que a diversidade é um patrimônio comum da humanidade, seus bens e serviços culturais são portadores de valor e sentido. Por tudo isso, os países são soberanos para definir mecanismos para protegê-los e promovê-los.

A Coordenadora de Cultura da UNESCO, Jurema Machado, irá debater as propostas da UNESCO e suas funções na Videoconferência que acontece na segunda, 22/11, das 9h às 12h e será transmitida pela Rede Anísio Teixeira (confira aqui os locais de transmissão).

Jurema indica que ainda é difícil formular hipóteses sobre os impactos que já foram causados, desde a assinatura do documento. “No entanto, é provável que este documento continue sendo uma referência ética que inspira e dá suporte aos países para fortalecer sua produção cultural e adotar medidas compatíveis nas relações comerciais que envolvam esses bens. A diversidade assumida como direito e as suas relações com os demais campos do desenvolvimento humano e social vem sendo objeto de uma produção crescente de novas políticas, programas e ações, tanto internamente a UNESCO, quanto aos países”, afirma.

Além da coordenadora de Cultura da Unesco no Brasil, o debate contará com a presença de Leandro Colling, professor do Programa Multidisciplinar de Pós-graduação em Cultura e Sociedade da Universidade Federal da Bahia - UFBA, e do cineasta Antonio Olavo.

Três áreas ganham grandes amplitudes no debate sobre a diversidade na Bahia: as questões de raça, gênero e sexualidade. Nesse contexto o professor Colling irá debater sobre o tema, dando destaque principalmente as questões de gênero e sexualidade. Colling é um dos responsáveis pelo evento Stonewall 40 + o que no Brasil? que discutiu neste ano o movimento LGBT, os estudos acadêmicos sobre a temática e as políticas públicas e identitárias desenvolvidas no Brasil após o marco histórico que deu origem ao Dia Mundial do Orgulho LGBT, em 28 de junho de 1969.

Já o foco do cineasta Antonio Olavo são as questões de raça. Ele é responsável pelo filme documentário “Quilombos na Bahia”, lançado em 2004. Junto com sua equipe ele percorreu 12 mil km em 90 dias, filmando 69 comunidades negras em todo estado. Durante a distribuição do filme, o cineasta difundiu também o Mapa dos Quilombos da Bahia e um Manual Pedagógico, como doação para mais de 4 mil escolas públicas do Ensino Fundamental (5ª a 8ª série) e Médio da Bahia, atingindo em um primeiro momento mais de 2 milhões estudantes.

“No geral, o conhecimento que se tem sobre Quilombos é basicamente histórico, havendo ainda poucos estudos com caráter antropológico e etnográfico. Diante da grande carência de informações atuais sobre o tema, este documentário surge como um instrumento que busca contribuir com a valorização da memória negra da Bahia”, afirma Olavo.

Os textos bases dos palestrantes já estão disponíveis e para conferir clique aqui. “Nós escolhemos três pessoas que desenvolvem experiências focadas na diversidade cultural para poder ampliar essas discussões com a sociedade”, afirma a coordenadora de cursos da Superintendência de Desenvolvimento Cultural da SecultBA, Eliana Almeida.

Serviço

A Secretaria de Cultura do Estado – SecultBA em parceria com a Rede de Educação do Instituto Anísio Teixeira – IAT, promove a Videoconferência com tema Diversidade Cultural, a ser realizada no próximo dia 22/11 (segunda feira), das 9h às 12h. A transmissão é realizada de forma presencial nas 33 salas das Delegacias Regionais de Ensino – DIREC’S (vide anexo) ou através da internet no site:http://ead.sec.ba.gov.br/media onde qualquer pessoa poderá ter acesso.

O Quê: Videoconferência sobre Diversidade Cultural

Quando: 22/11 – das 9h às 12h.

Onde: em uma das 33 salas das Delegacias Regionais de Ensino – DIREC’S (vide anexo) ou através da internet no site:http://ead.sec.ba.gov.br/media

Gratuito

-------------------------------------------------------

Assessoria de Comunicação

Secretaria de Cultura do Estado da Bahia

(71) 3103-3016/ 3027/ 3026/ 9983-5278

ascom@cultura.ba.gov.br

http://twitter.com/SecultBA

http://www.flickr.com/photos/secultba/

http://plugcultura.wordpress.com

www.cultura.ba.gov.br

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Semana Cultural da Baleia Jubarte e da Consciência Negra

Clique na Imagem para ampliar

10ª Semana Cultural da Baleia Jubarte e da Consciência Negra
De 20 a 27 de Novembro de 2010 em Caravelas-BA

Projeto Territórios Culturais do Extremo Sul



A Associação de Capoeira Kilombolas em parceria com a UNEB – Campus XVIII, convida a todos para o lançamento do Projeto Territórios Culturais do Extremo Sul, que será realizado no Auditório da UNEB, dia 19/11 as 19:30 horas, Endereço Av. Jonas David Fadini, 300 – Estela Reis – Eunápolis – BAHIA.

Projeto Territórios Culturais do Extremo Sul - Edital 11/2008.

Recursos: Secretaria Estadual de Cultura / Fundo de Cultura Bahia

TAC 249/10 / Publicado no http://www.egba.ba.gov.br EM 07/10/2010.

Objetivos:

A valorização e a difusão da diversidade da cultura regional;

Desenvolver redes de cooperação cultural;

Fomentar a economia da cultura visando à geração de trabalho e renda;

Estimular ações integradas da cultura com as atividades de meio ambiente e turismo;

Realizar parcerias institucionais;

Programação do Evento:

· Comemoração ao dia 20 de novembro – Dia da Consciência Negra

· Apresentação do Projeto Territórios Culturais – Capoeira Raça

· Palestra:esse tal de besouro de mangangá e sua influencia na capoeira baiana” - Mestre Maximo – Santo Amaro – Bahia.

· Roda de Capoeira, com a presença de 14 mestre convidados.

· Roda de Samba

Atenciosamente,

Capoeira Raça / UNEB Campus XVIII

terça-feira, 9 de novembro de 2010

VI SEMANA DA MÚSICA VILLA-LOBOS

ESCOLA DE MÚSICA VILLA-LOBOS - TEIXEIRA DE FREITAS/BA
apresenta

VI SEMANA DA MÚSICA VILLA-LOBOS
22 à 28 de Novembro/2010

22/11 – II Encontro de Educadores, Coordenadores e Diretores de Escolas Regulares – 19h na Escola de Música Villa-Lobos – com direito a certificado.
Ø Palestra: Implantação da Lei 11.769/2008 com Simone Braga – Doutoranda em Educação Musical
Ø Apresentação Sopro Novo e Alunos de Flauta Profº Ézio Costa

23/11 – III Show Estudantil Musical – Auditório do IFA – 14h
Ø Participação das Escolas: Villa-Lobos, IFA, Escola Especial Nova Flor, Colégio Integração, Escola Municipal Nosso Lar e Colégio Batista.

24/11 – Cantos & Encantos do Canto Coral – Escola de Música Villa-Lobos 19h
Ø Palestra: Cuidados com a voz falada e contribuições para a voz cantada com Fonoaudióloga Mestranda Luciana S. Miglio Moreira

25/11 – Mesa Redonda na Escola de Música Villa-Lobos 18h com o tema: “ A música e a diversidade no mercado de trabalho” com profissionais da área musical:
Ø DJ, Cantora Taiana Carega , Sonoplasta, Transcritor Jussiê José e Luthier

26/11 – Talentos Musicais em Ação
Ø Audição Musical dos alunos da Villa-Lobos para amigos e familiares - 9h alunos do turno matutino e 15h alunos do turno vespertino

28/11 – Grupo Instrumental “ Nossa Orquestra in Concert ” – 19h no Auditório do IFA

"Se amanhã a música folclórica acabasse, desaparecesse da face da terra, também eu poderia perfeitamente desaparecer. Mas não creio que a música possa jamais desaparecer, porque é um fenômeno biológico e não fisiológico. A música é tão útil como pão e água."
Heitor Villa-Lobos
Contamos com sua participação!!!
e-mail: emvillalobos@tdf.com.br
Telfax: (73) 3291 – 8242
Organizadora do Evento: Analice Marques
Coord. Pedagógica: Simone Braga

KIZOMBA - RESISTÊNCIA CULTURAL DE UM POVO


Clique na imagem para ampliar.

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Videoconferência - Consolidação dos Sistemas Nacional e Estadual de Cultura


A próxima videoconferência da Secult/BA será no dia 11 de novembro, quinta feira, das 09:00 às 12:00 horas sobre Implantação dos Sistemas Nacional e Estadual de Cultura e contará com a presença de Cláudia Leitão, Roberto Peixe, Neuza Britto e Edmar Vieira do município de Maracás.