quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Dia Internacional da Animação (D.I.A.) é celebrado em centros culturais da FUNCEB


Com entrada gratuita, evento mundial apresenta mostras de curtas nacionais e internacionais


Em 28 de outubro, o mundo comemora o Dia Internacional da Animação, linguagem audiovisual que coloca desenhos, imagens e objetos inanimados em movimento. Para celebrar esta data, a Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), unidade da Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA), abre seus espaços culturais para o D.I.A. (Dia Internacional da Animação), maior evento internacional do gênero, que chega agora à sua sétima edição. No Brasil, o projeto exibe filmes em mostras simultâneas em mais de 400 cidades de todos os estados, numa realização da Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA – www.abca.org.br). Assim, às 19h30 desta quinta-feira, centros localizados na capital e no interior da Bahia vão sediar mostras gratuitas de curtas-metragens nacionais e internacionais.


Em Salvador, as exibições acontecem nos seguintes espaços da FUNCEB: Cine-Teatro Solar Boa Vista (Engenho Velho de Brotas), Casa da Música (Itapuã), Espaço Cultural Alagados e salas Walter da Silveira e Alexandre Robatto (Barris). Já no interior, nove centros de cultura do Estado exibem a programação do evento: João Gilberto (Juazeiro); ACM (Jequié), Camillo de Jesus Lima (Vitória da Conquista); Olívia Barradas (Valença), Teatro Dona Canô (Santo Amaro); Alagoinhas; Porto Seguro; Mutuípe e Guanambi. Outras cidades baianas também serão visitadas, em espaços diversos: Caatiba, Cachoeira, Caetité, Condeúba, Cruz das Almas, Eunápolis, Feira de Santana, Ilhéus, Itabuna, Lauro de Freitas, Lençóis, Maracás, Ouriçangas, Santa Maria da Vitória, Sapeaçu, Simões Filho e Teixeira de Freitas. Mais informações de locais e programação podem ser acessadas no site www.diadanimacao.com.br.


O objetivo principal do Dia Internacional da Animação é difundir o cinema de animação, atraindo novos públicos e proporcionando aos espectadores o acesso a essa arte cinematográfica. Tornando esta data uma referência histórica da animação mundial, o D.I.A. integra a sociedade brasileira e mais 30 países, como França, Estados Unidos, África do Sul, Canadá, Irã, Romênia, Coreia do Sul, Austrália e Camarões, que fazem intercâmbio de suas mostras.


Nesta edição, a Mostra Nacional apresenta 11 curtas, tais como “Tromba Trem – O Estrangeiro”, de Zé Brandão; “Como Comer um Elefante”, de Jansen Raveira; “Eu Queria Ser um Monstro”, de Marão; “Doce Ballet”, de Lina Fridman e Maira Fridman; e “Quando as Cores Somem”, de Luciano Lagares. Eles foram selecionados dentre 73 curtas-metragens em animação de vários estados brasileiros e serão exibidos em todas as cidades participantes no Brasil e nos 51 países membros da Associação Internacional do Filme de Animação (ASIFA).


Já na Mostra Internacional, composta por três filmes de Portugal, três do Egito, um dos Estados Unidos, um da Indonésia, um da África do Sul e um da Índia, destaque para “Pássaros”, de Filipe Abranches (Portugal); “Kensho”, de Daniel Kang (EUA); “Zsa Zsa Zsu”, de Tromarama (Indonésia); e “Hide & Seek”, de Sherif Abbas (Egito). Além disso, uma programação paralela apresenta filmes para o público infantil e também para deficientes visuais e auditivos.


Sobre o D.I.A.


O evento em comemoração ao Dia Internacional da Animação foi criado em 2002, pela Associação Internacional do Filme de Animação (ASIFA). A data rememora a primeira exibição pública de imagens animadas do mundo: em 28 de outubro de 1892, Émile Reynaud realizou a primeira projeção do seu teatro óptico no Museu Grevin, em Paris. O D.I.A. tem patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Cultural, através da Lei de Incentivo à Cultura da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura (MinC).


SERVIÇO

D.I.A. – Dia Internacional da Animação

Quando: 28 de outubro de 2010 (quinta-feira), às 19h30

Onde: Centros de Cultura da FUNCEB na capital e em nove cidades do interior e espaços diversos de mais 17 municípios baianos.

Quanto: Gratuito

Mais informações: www.diadanimacao.com.br


Imagens dos filmes da Mostra Nacional estão disponíveis aqui.

Imagens dos filmes da Mostra Internacional estão disponíveis aqui.


Paula Berbert Assessora de Comunicação Fundação Cultural do Estado da Bahia – FUNCEB 71 3116-6782 | 71 9127-7803 www.funceb.ba.gov.br | www.twitter.com/funceb www.agendacultural.ba.gov.br | www.twitter.com/agendacultbahia

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Dia Internacional da Animação em Teixeira de Freitas/BA

Apresentação: Na cidade de Teixeira de Freitas, a Mostra Oficial acontecerá no Departamento de Cultura – Galpão da Cultura, localizado na Rua Prudente de Morais, 147 (ao lado da Galeria Costa Pinto), às 19h30 do dia 28. Dentre as atrações, destaque para a Mostra Infantil que será na Uneb (bairro Kaikan), voltada para alunos do PET, às 9h30, no dia 28 de Outubro, e na Escola Municipal Assembléia (Rua Sagrada Família), voltada para alunos da rede pública de ensino, no dia 26 de outubro, em dois horários: às 9h30 e às 15h. Outra Mostra Alternativa acontecerá no dia 27 de outubro (quarta-feira), às 19h, na Escola Bela Vista, voltada para deficientes auditivos. E a segunda será às 14 horas do dia 30 de outubro na Uneb, em Parceria com a Sociedade Pestalozzi de Teixeira de Freitas, que apresentará animações para portadores de síndrome de down e autistas.

Local do evento: Departamento de Cultura de Teixeira de Freitas

Endereço: Galpão da Cultura, Rua Prudente de Morais, 147, Centro

Data e horário da mostra oficial: 28 de outubro de 2010 às 19h30.

Mostras paralelas:

Infantil e para Deficientes Auditivos e Visuais

26/10/2010 – terça-feira

Local: Escola Assembléia (Rua Sagrada Família)

Mostra voltada para alunos da rede pública de ensino

Horários: 9h30 e 15 h

27/10/2010 – quarta-feira

Local: Escola Bela Vista (Monte Castelo)

Mostra voltada para deficientes auditivos

Horário: 19h

28/10/2010 – quinta-feira

Local: Uneb (Av.Kaikan)

Mostra voltada para alunos do PET

Horário: 9h30

29/10/201 – sexta-feira

Local: Uneb (Av.Kaikan)

Mostra voltada para portadores de síndrome de down e autistas

Horário: 14h

Estimativa de público: 500 pessoas

Apoiadores: Cineclube Tela Teixeira, Cineclube Conversê e Departamento de Cultura de Teixeira de Freitas, Secretaria de Meio Ambiente e Temat


domingo, 24 de outubro de 2010

CURSO DE GESTÃO UNEB - NOVAS DATAS

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA

Criada pela Lei Delegada nº. 66, de 01/06/83, reconhecida pela Portaria Ministerial nº. 909, de 31/07/95

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E TECNOLOGIAS

CAMPUS XVIII – EUNÁPOLIS

CURSO DE FORMAÇÃO E QUALIFICAÇÃO DE GESTORES CULTURAIS

CURSO DE EXTENSÃO - UNEB/PROEX/SECULT

· LOCAL DE REALIZAÇÃO:

EUNÁPOLIS/UNEB – CAMPUS XVIII

· PERÍODO DE DIVULGAÇÃO:

18 a 21 de outubro de 2010

· PERÍODO DE INSCRIÇÃO DOS CANDIDATOS:

22 a 27 de outubro de 2010 (EXCLUSIVO PARA GESTORES CULTURAIS)

· INÍCIO DOS CURSO:

06 de novembro de 2010

· TÉRMINO DO CURSO:

12 de dezembro de 2010

terça-feira, 19 de outubro de 2010

CURSO DE FORMAÇÃO E QUALIFICAÇÃO DE GESTORES CULTURAIS



UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E TECNOLOGIAS
CAMPUS XVIII – EUNÁPOLIS
CURSO DE FORMAÇÃO E QUALIFICAÇÃO DE GESTORES CULTURAIS (40 VAGAS)
CURSO DE EXTENSÃO - UNEB/PROEX/SECULT

- LOCAL DE REALIZAÇÃO:
EUNÁPOLIS/UNEB - CAMPUS XVIII

- PERÍODO DE DIVULGAÇÃO:
13 a 18 de outubro de 2010

- PERÍODO DE INSCRIÇÃO DOS CANDIDATOS:
19 a 22 de outubro de 2010 (EXCLUSIVO PARA GESTORES CULTURAIS)

- INÍCIO DOS CURSO:
23 de outubro de 2010

- TÉRMINO DO CURSO:
05 de dezembro de 2010

PÚBLICO ALVO
Gestores municipais de cultura;
Agentes culturais;
Outros profissionais interessados na área de cultura.

CARGA HORÁRIA
O curso terá uma carga horária de 120 horas, distribuída em 6 módulos, sendo vinte horas (20 horas) para cada módulo distribuídas de acordo com cada conteúdo do mesmo a ser desenvolvido na unidade gestora do curso (no caso, o Campus XVIII/Eunápolis da UNEB).

Considerando a importância dos módulos para a formação de agentes e gestores culturais do Estado da Bahia, consideramos três grandes eixos de norteamento para o curso, sendo eles: eixo reflexivo com 60 horas; o eixo informativo com quarenta horas (20 horas); e um eixo formativo com 40 horas (aspectos fundamentais para elaboração, criação e orientação dos projetos).

Os trabalhos finais serão enviados a Coordenação Geral do Curso na PROEX para apreciação e divulgação dos resultados, e, em seguida, encaminhados à SECULT para certificação. Os trabalhos poderão ser desenvolvidos nas áreas de bens culturais de natureza material e/ou imaterial, expressões artísticas, pensamento e memória, culturas digitais, audiovisual e radiodifusão, teatro, música, dança e cultura popular existentes nos territórios. Os relatórios finais devem ser entregues até o dia 30 de novembro de 2010.

CONTEÚDO TEMÁTICO DO CURSO

- EIXO I – REFLEXIVO = 60 HORAS
Módulo 1 - Cultura e tradição: conceitos usos e implicações para a sociedade contemporânea = 20 horas
Ementa: Cultura como indicador e diferenciador da identidade. Tradição, memória e mudança social. Delineamento da arte moderna e contemporânea brasileira: expressões artísticas na Bahia. Panorama da música brasileira: origens e influências. Folclore e folguedos populares na Bahia.
Módulo 2 – Gestão da cultura = 20 horas
Ementa: O papel das políticas públicas culturais como ação de transformação da sociedade. Cultura como vetor de desenvolvimento e como fator de integração e coesão social (Economia e cultura no marco das políticas de desenvolvimento).
Módulo 3 – Produção cultural = 20 horas
Ementa: Criação e execução de agendas culturais, espaços e eventos linkados às especificidades culturais locais e oportunidades (esferas pública e privada).

- EIXO II – INFORMATIVO = 20 HORAS
Módulo 4 – Financiamento da cultura
Ementa: Apresenta os programas de apoio à produção cultural: federal, estadual, municipal e iniciativa privada. Problematiza os mecanismos de financiamento do Estado e do Mercado. Discute os instrumentos de financiamento do universo cultural: Fundos Públicos, Isenção Fiscal, Editais públicos e privados, Patrocínios Diretos, Financiamentos Bancários, Fundos de investimentos, Capital de Risco, Marketing Cultural, Orçamentos.

- EIXO III – FORMATIVO = 40 HORAS
Módulo 5 – Aspectos fundamentais para elaboração, criação, orientação e apresentação de projetos culturais
Ementa: Como elaborar projetos culturais. Construindo justificativas, descrevendo metodologias de ação e definindo cronogramas. Apresentação de projetos.

Bahia realiza Encontros com as Culturas Populares e Identitárias

Durante sete dias, Salvador receberá grupos culturais, pesquisadores e gestores públicos para celebrar e discutir políticas de promoção da diversidade. O evento acontece em vários pontos do Pelourinho, especialmente em suas ruas e na Praça das Artes, como parte integrante da programação cultural da região

As manifestações artísticas dos diversos territórios de cultura da Bahia se apresentarão em Salvador durante os Encontros com as Culturas Populares e Identitárias, evento artístico e cultural que acontece de 23 a 29 de outubro, no Pelourinho. As apresentações, cortejos, shows e espetáculos estão concentrados nas ruas do Centro Histórico e na Praça das Artes. O evento promove o encontro das culturas populares de toda a Bahia com o público soteropolitano, além de um intenso intercâmbio entre os mestres e os participantes de cada uma dessas manifestações.

Os Encontros com as Culturas Populares e Identitárias são uma realização da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), através do Núcleo de Culturas Populares e Identitárias, com o patrocínio do Ministério da Cultura, além do apoio das Secretarias de Promoção da Igualdade (Sepromi), de Educação (SEC), de Desenvolvimento Social e Combate á Pobreza (SEDES) e da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), através do Instituto Mauá.

"Reunir parte importante da diversidade brasileira e disponibilizar essa apresentação ao público de Salvador possibilita que se tenha contato com nossa amplitude cultural. Essa iniciativa, repetida periodicamente, proporciona enriquecimento cultural a baianos e visitantes e, ao mesmo tempo, esses grupos se reafirmam e se reconhecem como agentes importantes da cultura brasileira", declara o Ministro de Estado da Cultura, Juca Ferreira.

Para o secretário Márcio Meirelles, a política cultural implementada pelo Governo do Estado através da SecultBA tem como meta o que foi definido pelas convenções sobre o tema, especialmente a convenção sobre a Diversidade das Expressões Culturais da UNESCO - Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (2006). “Consolidar a promoção e visibilidade das Culturas Populares é um dever do Estado. A Secretaria tem realizado diversas ações nesse sentido envolvendo a ampla diversidade dessas culturas. Só através do cadastramento identificamos cerca de 37 manifestações com mais 700 grupos participantes, o que vai nos auxiliar na implementação das políticas”, explica o secretário. “Trabalhamos pela manutenção dessas tradições como matéria de exercício de paz entre os povos, como forma de inclusão e desenvolvimento, sem deixar de lado a capacidade de elas tirarem o seu sustento do ofício, além de lutar por uma prática de não submissão, de autonomia e soberania”, defende Meirelles.

Os Encontros com as Culturas Populares atendem a essas e outras demandas. O evento inclui mesas-redondas sobre as políticas públicas voltadas para o setor. As discussões contarão com a participação do secretário Nacional da Identidade e Diversidade Cultural, Américo Córdula; do coordenador do Observatório da Diversidade Cultural e professor da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), José Márcio Barros; e da Coordenadora de Fomento à identidade e à Diversidade da SID/MinC, Giselle Dupin, também representante no Comitê Intergovernamental da Convenção Sobre a Proteção e a Promoção das Expressões Culturais.

O projeto se alinha às demandas identificadas pelo Governo da Bahia para sua atuação no setor. Durante a II Conferência Estadual de Cultura, realizada em novembro de 2010, 73% dos participantes elegeram as manifestações populares como foco prioritário para as ações da SecultBA.

De acordo com o diretor do Núcleo de Culturas Populares e Identitárias da Secult, Hirton Fernandes, “a expectativa é que o projeto produza desdobramentos formais, contribuindo na avaliação e elaboração de políticas públicas de proteção e promoção da diversidade cultural”. Esta intenção é reforçada pela apresentação dos parâmetros iniciais para a construção da minuta da Lei do Patrimônio Vivo do Estado da Bahia, que prevê apoio institucional a mestres das culturas populares e identitárias, ampliando os conceitos relativos ao tema com a inclusão dos mestres da dança, da música, do teatro, dentre outros segmentos.

A diretora executiva da Fábrica Cultural (empresa proponente dos Encontros com as Culturas Populares e Identitárias), Jaqueline Azevedo, ressalta que a intenção é inserir o evento no calendário cultural do estado, com realização bienal. “No intervalo entre as edições, uma série de encontros territoriais poderá reforçar o intercâmbio entre os grupos e gestores públicos, assim como definir os rumos do evento de abrangência estadual”, explica Jaqueline.

Investindo em promover visibilidade e reforçar o reconhecimento dos grupos culturais, a SecultBA aproveita o evento para lançar o primeiro Catálogo Culturas Populares e Identitárias (28/10, 19h, na Casa da Diversidade). A publicação apresenta um perfil de 37 diferentes manifestações que ocorrem na Bahia, listando os contatos de mestres e dirigentes de cerca de 700 grupos e entidades integrantes deste universo cultural.

O evento inclui ainda uma exposição fotográfica no Palácio Rio Branco, que será aberta ao público às 19 horas do dia 27 de outubro. Realizada conjuntamente pelos fotógrafos Álvaro Villela, Márcio Lima e Rita Cliff, com curadoria da artista plástica Lanussi Pasquali, a exposição Gente de Quilombo é uma homenagem aos povos quilombolas. Para realizá-la, os fotógrafos visitaram os quilombos de Barra e Bananal (Rio de Contas), Mangal Barro Vermelho (Sítio do Mato) e Rio das Rãs (Bom Jesus da Lapa), primeiros da Bahia a garantir a titulação da terra, há cerca de 10 anos. As imagens evidenciam a profunda relação dos quilombolas com o território onde seus ancestrais fincaram raízes.

As etnias indígenas também marcam presença no projeto, apresentando toré, ensinado pinturas corporais e participando de debates sobre o uso das plantas em chás curativos e rezas. A extensa programação abre espaço ainda para artesãos, repentistas, capoeiristas e cordelistas mostrarem seus trabalhos e debaterem sobre o reconhecimento destas atividades pelo público e gestores culturais.

A programação dos Encontros com as Culturas Populares e Identitárias contempla eventos artísticos, as mesas de discussão e a formação dos participantes com a realização de oficinas para adultos e crianças. Os destaques são as atividades musicais, comandadas pelo multi-instrumentistas Ives Sahar, com a oficina “Ritmos da África” e Dudu Rose, com a “Palavra do Tambor”.

Confira a programação completa em www.cultura.ba.gov.br.

Assessoria de imprensa:
Quarta Via
Jane Fernandes
(71) 3382-0183 / (71) 9933-0182 / (71) 9162-1311
jfernandes@quartavia.com.br
fernandes.noticia@gmail.com
www.quartavia.com.br

Marcelo de Trói - assessor de Comunicação - SecultBA
(71) 3103-3016 / 3026 / 3027 / (71) 9983-5278
ascom@cultura.ba.gov.br
www.flickr.com/photos/secultba
www.cultura.ba.gov.br

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Videconferência "Cultura, cidade e cidadania: uso cultural de espaços públicos"


Na próxima segunda-feira, 18 de outubro, acontecerá a Videconferência "Cultura, cidade e cidadania: uso cultural de espaços públicos", na Rede IAT de Comunicação. Em Teixeira de Freitas - Extremo Sul, será no auditório do Colégio Modelo.

terça-feira, 12 de outubro de 2010


O Espaço cultural do Viola de Bolso apresenta nesta sexta (15/10) e sábado (16/10), as 20:00h o espetáculo de dança "Partes sem Roteiros", com o grupo HIS CONTEMPORANEO de dança, grupo de Salvador.

Além do espetáculo, a cada dia (sexta e sábado), as 17:00h ocorrerá Oficinas e Palestras para o público interessado na arte e expressão corporal através da dança.
Atenção: TODAS AS ATIVIDADES SÃO GRATUITAS !

O projeto Partes sem Roteiros: Dança e Conectividade, do Grupo His Contemporâneo de Dança, contemplado pelo Edital Ninho Reis 2008 - Apoio à Circulação de Espetáculos de Dança pelo Estado da Bahia prevê a realização de atividades variadas, contando com apresentações do espetáculo de dança Partes sem Roteiros, bate-papos, palestras e workshops.

BREVE CURRÍCULO DO GRUPO

O HIS CONTEMPORÂNEO de dança, delineia-se com recurso das artes visuais, da música, rumo à construção de uma consciência crítica, através de um processo de colaboração, onde a realidade do mundo é vista, pensada, elaborada, sentida e apresentada.

A proposta do grupo alinha-se com as investigações e questionamentos levantados pela dança na contemporaneidade, na medida em que coloca a arte para articular conhecimentos com a ciência e a tecnologia, propondo, assim, a configuração de um trabalho artístico em dança, cuja abordagem abarca o entrelaçamento entre teoria e prática a fim de investigar o corpo, testar hipóteses e propor questionamentos em relação à realidade contemporânea.

O espetáculo “Partes sem Roteiros” propõe um olhar diferenciado para o ambiente em que distintos corpos co-habitam e com ele co-evoluem, tanto a apresentação de Partes sem Roteiros como o bate-papo dos bailarinos com a platéia, proposto após a apresentação, além de estimular e promover a elaboração de novos sentidos, valorizar a experiência individual e favorecer a percepção das relações entre arte e vida, contribui sobretudo para a compreensão da diversidade do comportamento humano.

Além da apresentação do espetáculo, o grupo propõe atividades, visando propiciar experiência àquele que pretende se aproximar do campo da dança profissional, assim oferecerá workshop de dança e palestra aberta à comunidades local, tendo como objetivo oportunizar experiência artística e conhecimento de/a partir da dança.
Mais informações:

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Bahia é o segundo estado do país que mais investe em Cultura

Ficando atrás somente de São Paulo, a Bahia dá um salto no reconhecimento em investimentos em Cultura ficando a frente de estados como o Rio de Janeiro e Minas Gerais. Dados foram coletados nos Relatórios Resumidos de Execução Orçamentárias e realizados por um coletivo formado pela sociedade civil

De acordo com dados recentes da publicação Investimentos Públicos na Cultura do Brasil realizada pelo Partido da Cultura - PCult, a Bahia se configura como o segundo colocado no ranking de estados que mais investem em Cultura, ficando atrás somente do estado de São Paulo e a frente de estados como Rio de Janeiro, Minas Gerais e Pernambuco. As pesquisas foram realizadas nos anos 2007, 2008, 2009 e primeiro semestre de 2010 com base nos dados secundários produzidos e publicados pelas Secretarias de Fazenda (ou Finanças) dos governos estaduais e do Distrito Federal nas suas páginas na internet, em atendimento à Lei de Responsabilidade Fiscal, que obriga a publicação bimestral dos Relatórios Resumidos de Execução Orçamentária (RREO). Para conhecer a pesquisa, clique aqui.

De acordo com a pesquisa, nos anos de 2007 a 2010 o ranking é liderado pelo estado de São Paulo, sempre com uma representação em torno dos 35% dos investimentos totais em cultura no país, um total de R$434,7 milhões. Nesses dados a Bahia se configura como a segunda colocada com investimentos que variam entre R$ 101,9 milhões no primeiro semestre de 2010, R$ 185,9 milhões no ano de 2009, R$ 160,66 milhões em 2008 e R$ 125,15 milhões em 2007.

A publicação Investimentos Públicos na Cultura do Brasil foi realizada por quatro estudiosos, todos, integrantes do Pcult: Mário Olímpio Medeiros, ex-secretário de Cultura de Mato Grosso e atual integrante da Agência MO Arte e Mídia; Lenissa Lenza e Mariele Ramirez, ambas do instituto cultural Espaço Cubo, e o cientista econômico e integrante do coletivo Amerê – Coletivo Fora do Eixo, Bruno PoljoKan. Bruno conta que o estudo foi realizado em conjunto através da Internet. “Não nos encontramos nem uma única vez, fizemos tudo pela internet”, explica. Ele esclarece a importância da publicação. “O relatório é um ponto de partida para cada coletivo ou grupo do PCult se munir de informações para servir de base aos pedidos de ampliação de investimentos aos Governos Estaduais. A Bahia é o mais forte dentro dos estados do Nordeste. É o que mais se sobressai”, afirma PoljoKan.

Nordeste - Na região Nordeste, o estado da Bahia está disparado na frente dos demais, com a média de 75,64% a frente dos segundos colocados, Maranhão e Pernambuco, em todos os anos. Alagoas, Piauí e Rio Grande do Norte estão nas últimas colocações, segundo dados da pesquisa.

“A desvinculação da Secretaria de Turismo e Cultura para pastas separadas pode ter sido um dos fatores que fortaleceu o estado no âmbito cultural a conseguir ocupar o primeiro lugar no ranking dos Estados do Norte e Nordeste, fatores que não víamos antes”, afirma PoljoKan.

Outro dado importante é o percentual que cada estado investe do seu orçamento total no setor de cultura. Nesses dados o Estado varia a posição entre o 6º e o 5º colocado. Os investimentos estão na base de 0,77% em 2010, 0,87% em 2009, 0,82% em 2008 e 0,75% em 2007. No ranking anual de investimentos percentuais da despesa corrente na área cultural por região, a Bahia fica em segundo colocado, somente atrás do Maranhão. A Proposta de Emenda à Constituição - PEC 150/2003, reivindicação antiga do setor cultural, prevê aumento orçamentário para a Cultura nos três níveis federativos: 2% na União, 1,5% nos estados e 1% nos municípios.

O dado expressivo de investimentos em Cultura na Bahia também é atribuido à parceria com o Governo Federal através do Programa Mais Cultura, política de fomento que inclui investimentos em editais e microcréditos, dentro de uma dimensão econômica e social da cultura. “Atrelado a tudo isso, o governo Jaques Wagner compreendeu a importância da qualificação dos agentes culturais e gestores municipais e o envolvimento das Universidades Públicas na Bahia. A consolidação do Sistema Estadual de Cultura e a Estadualização das Políticas Públicas de Cultura do Estado são dois fatores também importantes”, explica o secretário de Cultura do Estado, Márcio Meirelles. “Os diálogos sociais através da realização de conferências possibilitam a compreensão pelo Estado nos anseios da sociedade, ampliando assim, as vertentes de investimentos a partir da diversidade de linguagens artísticas, como teatro, dança, música, artes visuais, audiovisual entre outros”, completa Meirelles.

Partido da Cultura - Entendendo que o Poder Público tem importância fundamental na elaboração e implantação do Sistema, o Partido da Cultura – PCult, foi criado por um grupo de pessoas com o objetivo de expor problemas e sugerir soluções que sejam operadas a partir de decisões políticas e institucionais de partidos políticos, candidatos a cargo eletivo e ocupante de cargos públicos. O conceito do PCult vem sendo construído de forma coletiva e solidariamente por meio da internet através do portal http://partidodacultura.blogspot.com.

O PCult é um fórum informal, ambiente supra-partidário permanente e trabalha para que a Cultura, tanto quanto educação e saúde, seja tema central dos debates políticos eleitorais, nas campanhas que acontecem a cada dois anos no país e no desenvolvimento do Sistema Nacional de Cultura, aglutinando diversas entidades, redes, movimentos e pessoas de todos os estados do país em torno de temas diversos, sempre na esfera cultural.

Essa foi a primeira pesquisa realizada por integrantes do grupo, porém, próximos estudos estão em fase de construção. “Nós vamos dar início a uma nova pesquisa que irá analisar de que forma são feitos esses investimentos, quem recebe, como recebe, se são os mesmos grupos, a diversidade de cidades que recebem esses recursos entre outros fatores”, explica Poljokan.


-------------------------------------------------------

Assessoria de Comunicação

Secretaria de Cultura do Estado da Bahia

(71) 3103-3016/ 3027/ 3026/ 9983-5278

ascom@cultura.ba.gov.br

http://twitter.com/SecultBA

http://www.flickr.com/photos/secultba/

http://plugcultura.wordpress.com

www.cultura.ba.gov.br